Estado contabiliza 23 ataques
O que era apenas a possibilidade da retomada dos atentados aos ônibus, carros e órgãos de segurança pública, estado afora, agora se mostra como uma dura realidade. O clima de medo vivenciado em novembro de 2012 foi novamente instaurado. Até o início deste sábado, 23 ataques foram registrados no território catarinense.
Na primeira noite de ataques, bandidos renderam, por voltade 22h, o motorista e passegeiros de um ônibus em Balneário Camboriú. Ato seguinte, incendiaram-no. Da mesma forma em Gaspar, dois ônibus do transporte coletivo foram Tomados pelas chamas.. Um no Bairro Bela Vista, e outro, minutos depois, no Bairro Figueira. Já em Itajaí, na mesma madrugada, garotos de bicicleta passaram por um bar e mercearia no Bairro Cordeiros, lançando garrafas pet com gasolina no local. Logo depois, atearam fogo.
Na segunda noite, após parar e esvaziar um ônibus antes de incendiá-lo, criminosos acabaram agredindo o cobrador e um passageiro que estavam em seu interior. O fato aconteceu por volta de 23h45min de quinta-feira (31), no norte da ilha, em Florianópolis. O rapaz de 19 anos foi levado em estado grave para o hospital. Em Palhoça, dois ônibus foram alvos de ataques. Um deles prestava serviços para a APAE de Balneário Camboriú. O veículo aguardava adesivagem quando teve os pneus queimados. O outro ônibus, com fins turísticos, foi incendiado próximo a garagem de uma empresa que também presta serviços deste gênero.
Ainda na segunda noite, uma delegacia foi atacada na cidade de Camboriú. Após o fato, o local foi isolado, visto que uma granada caseira havia sido arremessada contra o prédio. O objeto não chegou a explodir. Já em Florianópolis, um incêndio criminoso de outro ônibus colocou a capital na rota da retomada dos atos terroristas. Eram por volta de 22h30min quando dois rapazes foram vistos fugindo numa motocicleta.
Fechando a segunda noite, já era por volta de 01h30min quando uma viatura da Coordenadoria de Trânsito (Codetran) de Itajaí foi atacada por criminosos que jogaram um Coquetel Molotov por cima do pátio da Secretaria Municipal de Segurança, na Rua Blumenau.
Na terceira noite de investidas, a cidade de Joinville foi o principal alvo dos bandidos. Naquele município, dois ônibus e um veículo de uma empresa foram incendiados. Poucos minutos antes, outro coletivo foi incendiado, este na cidade de Criciúma. O ônibus da empresa que presta serviços para o transporte coletivo da cidade foi completamente destruído, depois que os criminosos jogaram, também, um coquetel molotov sobre ele.
A madrugada de hostilidades se encerrou após um ataque contra a base da Polícia Militar, em Canasvieiras, além de um posto da PM na Praia Brava.
Na madrugada desta sábado (2), por volta de 3h, criminosos passaram atirando pela Prefeitura de Itajaí. Ao menos cinco disparos foram feitos, estilhaçando as janelas do prédio. Era 01h50min, quando bandidos incendiaram um ônibus parado em Pomerode, na localidade de Alto da Serra. Fechando a conta até o momento, um carro que havia sido furtado foi incendiado em uma rua do Bairro Monte Alegre, em Camboriú. Este ficou completamente destruído pela ação das chamas.
Para conter os ataques que ainda não chegaram a Brusque, a Polícia Militar trabalha com um efetivo aumentado, atuando na escolta dos ônibus, pontos de controle de trânsito (PC Trans), além de rondas ostensivas pela cidade. A Polícia Civil também está mobilizando seus agentes em diligências noturnas.